Campus Party Brasil promove Fórum Cidades Inteligentes e Humanas




Como melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em uma cidade? Essa é a pergunta que o Fórum de Cidades Inteligentes e Humanas, que acontecerá dentro da 10ª edição da Campus Party Brasil, pretende responder após uma série de painéis que reunirá representantes das três esferas do governo – Federal, Estadual e Municipal - para definir atividades-chave para o ano de 2017 que permitirão aprimorar a vida dos cidadãos.

“A Campus Party Brasil é um espaço onde pessoas de diferentes formações, ideologias e conhecimentos se reúnem anualmente não só para discutir e conhecer novas tecnologias e descobrimentos da ciência, mas também é um espaço extremamente propício para discutirmos o nosso futuro. Pensando nisso, não poderíamos deixar de abordar o futuro das cidades e de seus cidadãos. O Fórum busca justamente provocar todas as esferas do Governo, bem como os cidadãos que ali estão, para buscarem soluções para os diferentes problemas que afetam os mais de cinco mil municípios brasileiros”, explica Francesco Farrugia, Presidente do Instituto Campus Party.

Fórum Cidades Inteligentes e Humanas ocorrerá durante todo o dia 3 de fevereiro, sexta-feira, em diferentes palcos da Campus PartyO painel de abertura ocorrerá no Palco Principal, às 10h30, e nele será lançado os Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas que refletirão se os municípios estão seguindo o passo a passo do rol de ações a serem implementadas para que as cidades possam avançar nos caminhos de se tornarem inteligentes e humanas.

Dividido em quatro painéis, com moderadores e participantes especializados nos devidos temas, o Fórum resultará em quatro relatórios que serão unificados em um manifesto a ser publicado e divulgado na mídia, no site da Campus Party e nos sites dos painelistas com o objetivo de levar a discussão ocorrida dentro do evento para toda a população.

Confira abaixo a programação completa e mais detalhes dos painéis que fazem parte do Fórum Cidades Inteligentes e Humanas:   

Painel de abertura
Palco Principal - às 10h30
Nesse painel de abertura será explicado o que é uma Cidade Inteligente e Humana além de serem apresentadas a agenda e os objetivos do Fórum.

Participantes: 
Francesco Farrugia - Presidente do Instituto Campus Party
Américo Bernardes - Diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura
José Ricardo Veiga - Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa

Paulo Teixeira - Deputado Federal e campuseiro experiente (esteve em todas as edições da Campus Party Brasil)
André Gomyde - Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas


Lançamento dos Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas
Palco Principal - às 10h45
A Rede Brasileira lançará indicadores que refletirão se o município está seguindo o passo a passo do rol de ações a serem implementadas para que a cidade possa avançar nos caminhos de se tornar inteligente e humana e lançará, também, o Selo Certificador, utilizando-se como base as ISO 37120 e 37121.

Apresentador: André Gomyde, Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas

O Cidadão e o Big Data
Palco Principal - às 11h45
Quais desafios técnicos aguardam a nova geração de implementadores de soluções tecnológicas nas cidades inteligentes e por que a seriedade do assunto é questionada? O que faz um cientista de dados? Como a ciência de dados e big data estão transformando as cidades? Qual o impacto da inteligência artificial na sociedade?

Moderador: Paulo Teixeira - Deputado Federal
Participantes:
Ricardo Cappra - Empreendedor, consultor internacional de estratégia digital e cientista de dados
Francesco Farruggia - Presidente do Instituto Campus Party

Alexandre Monteiro - Diretor de Mercados e Inovação da SEMPE
Roberto Civille Rodrigues - Especialista na área de segurança da informação

Pequenos Negócios, Inovação e Cidades Inteligentes
Palco Ciência - às 14h15
Como os negócios inovadores viabilizam uma cidade inteligente? Como uma cidade inteligente propicia e potencializa o surgimento de negócios inovadores. Como os pequenos negócios podem aproveitar as oportunidades das cidades inteligentes? Como o setor privado, público e instituições de pesquisas podem gerar sinergia no desenvolvimento de uma cidade inteligente? Essas e mais questões serão discutidas no painel “Pequenos negócios, inovação e cidades inteligentes.

Moderador: Vinícius Lages - Diretor de Administração e Finanças do Sebrae
Participantes:

Gustavo Barbosa - Fundação Getúlio Vargas/Rio de Janeiro
Vinicius de Lucca - Secretário Municipal de Florianópolis

André Gomyde – Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas
André Von Zuben - Secretário de Desenvolvimento de Campinas
Ricardo Grassmann - Diretor Presidente da WAY2 Serviços de Tecnologia e Diretor da Vertical de Energia da ACATE


Para ser uma Cidade Inteligente, Tem que Começar Simples!
Palco Inovação - às 16h15
Pra quem acha que cidades inteligentes é só pra peixe grande da tecnologia, se enganou! Neste painel você saberá um pouco mais sobre as iniciativas em pequenos negócios inteligentes com a Startup Jano, as políticas públicas do Governo Federal para micros e pequenos empresários da tecnologia e vai entender de uma vez por todas que pra ser inteligente uma cidade tem que começar simples. E aí, tamo junto? Vem com a gente formar mais um manifesto!

Moderador: Pedro Bergotti - Coordenador de Inovação da Secretaria Especial da MPE
Participantes:
Marcelo Chamarelli - Startup Jano
Américo Bernardes - Diretor de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Alexandre Monteiro - Diretor de Mercados e Inovação da Secretaria Especial da MPE

José Ricardo Veiga - Secretário Especial da Micro e Pequena Empresa
Carlos Frees - Especialista em Projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI

Ações para Tornar Uma Cidade Inteligente e Humana
Palco Principal  - às 17h30
Representantes das cidades sede das edições brasileiras da Campus Party 2017 compartilharão as experiências de suas cidades enquanto Cidades Inteligentes e Humanas.

Moderador: João Paulo Tavares “PAPA” (Frente Parlamentar das Cidades Inteligentes e Humanas)
Participantes:
Aline Cardoso - Vereadora de São Paulo
Thiago Jarjour - Secretário Adjunto do Trabalho de Distrito Federal
Miguel Corrêa - Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior no Governo de Minas Gerais
Daniel Velazco - Country Manager da Cabify Brasil


Para mais informações, acesse http://brasil.campus-party.org/

Serviço:
Campus Party Brasil 2017
De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
Pavilhão de Exposições Anhembi
São Paulo- SP

Nossos parceiros
Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante cinco dias. Até o momento os seguintes parceiros já figuram na CPBR10:  
  Diamond: Telebras, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e    
                     HighWinds
  Platinum: Visa

Sobre a Campus Party:
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital.  Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo com mais de 82 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quinta edição no último mês de julho reunindo mais 2,5 mil campuseiros. Brasília e Minas Gerais também receberam o evento pela primeira vez esse ano.
A Campus Party é uma realização da MCI, empresa global de produção de eventos, gestão de associações e organização de congressos, com sede em Genebra (Suíça), e fundada em 1987. A MCI possui 60 escritórios, espalhados em 31 países entre Europa, América, Ásia-Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil, a MCI foi constituída em 2009 e conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.