VÁRIAS FACES: NATASHA ROMANOFF VIÚVA NEGRA (BLACK WIDOW)


Resultado de imagem para Viúva negra


Ao longo das últimas cinco décadas, Natasha Romanoff sofreu várias metamorfoses no visual e atitudes. Confira as mais inportantes.



CHEIA DE CHARME

Resultado de imagem para Tales of Susoense 52 e 53
Deslumbrante e sempre bem vestida, Natasha Romanoff surgiu em Tales of Susoense 52 e 53 (1962) ao estilo das belas espiãs dos filmes da série James Bond. Apelidada de Viúva Negra por seus superiores da KGB, tirava proveito de sua beleza para seduzir homens como Tony Stark (Homem de Ferro) e Clint Barton (Gavião Arqueiro), que não resistiam aos encantos da Madame Natasha, como era conhecida em suas missões de campo.


ESPIÃ MASCARADA

Após algumas apariçoes, em Tales os Suspense 64 (1965) a Viúva Negra ganhou uma máscara e um uniforme estilo dominatrix, completado por uma elegante capa presa por um broche no formato da letra B (de “Black Widow”, seu nome original). Em algumas HQs, a roupa varia entre o preto e o azul escuro eo corpo aparecia totalmente coberto ou com alguma parte à mostra. Para esconder os cabelos ruivos, ela usava uma peruca negra. Isso marcou uma transição de espiã desertora para super-heroína.


Resultado de imagem para Amazing Spider-Man 86VISUAL DEFINITIVO

A mais emblemática e definitiva mudança de visual ocorreu em Amazing Spider-Man 86 (1970) quando a Viúva Negra passou a usar um macacão colante de couro azul escuri, sua marca registrada desde então. Também marcaram época os braceletes que lançam cabos de aço e projéteis de energia, batizados de Picada da Viúva. A nova concepção foi inspirada em Emma Peel, personagem do seriado de TV Os Vingadores (nenhuma relação com a superequipe da Marvel).


VERSÃO NINJA

Os quadrinistas Frank Miller e Klaus Jason modernizaram o visual de Natasha a partir de Daredevil 187 (1982). Agora de cabelos curtos, a espiã ganhou um macacão cinza estilizado com uma aranha negra no lado esquerdo do peito e outra aranha enorme nas costas. Naquele período, a heroína dispensou temporariamente seus acessórios e passou a depender só do combate corpo a corpo. Anos depois, em Avengers 305, de 1989, surgiu uma variação desse modelo com o acréscimo de uma jaqueta, que logo foi descartada.

Resultado de imagem para Avengers: The Crossing (1995) black widow
LISTRAS ARACNÍDEAS

Na famigerada saga Avengers: The Crossing (1995) surgiu outra reinvenção do vestuário de Natasha: um agasalho preto com listras vermelhas laterais que simulavam pernas de aranha enquanto o tradicional cinto foi mudado da cintura para a coxa direita. A ideia aparentemente foi influenciada pelo exagerado padrão heroico da Image Comics, que fazia enorme sucesso na época.


TUDO AZUL

Entre as edições 517 e 519 (1996) de Journey into Mystery, a Viúva Negra voltou a usar a longa cabeleira ruiva, mas o que chamou a atenção foi o modelo azul com ombreira e turbinado com um acessório em um dos pulsos, que atirava dardos energéticos ao estilo dos antigos braceletes. Similar aos dos operativos da Shield, esse uniforme não foi mais usado depois desse arco.


TOM CERTO

Resultado de imagem para black widow civil warDepois da versão live-action no cinema, na pele da atriz Scarlett Johansson, Natasha voltou ao visual setentista que a marcou por vários anos, com tradicional macacão negro. Curiosamente, na revista Black Widow: Deadly Origin (2009-2010), a heroína também ganhou uma charmosa versão branca camuflada para missões à luz do dia em ambientes nevados.






Fonte: Revista Mundo dos Super Heróis, edição nº 85. Editora Europa.