LISTA - 10 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE A HELA!

Cate Blanchett
“Eu não sou uma rainha ou monstro. Eu dou a Deusa da Morte”
Desde que as primeiras imagens - e o primeiro trailer - de Thor: Ragnarok foram divulgadas, todo mundo ficou curioso e encantado com Hela, a grande antagonista do terceiro filme solo do Filho de Odin.
Com um visual imponente, logo de cara vemos o potencial da vilã que quebra o Mjolnir em pedacinhos sem a menor dificuldade. Mas será que você sabe tudo sobre essa poderosa Deusa? Vem descobrir! Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre a Hela!

01 - Primeira Aparição
A primeira aparição da personagem nos quadrinhos aconteceu na edição 112 do primeiro volume de Journey into Mystery, na história “Lendas de Asgard: A Morte vem até Thor” publicado em março de 1964.
Na história, Sif - que também faz sua primeira aparição - é sequestrada por Gigantes de Gelo, cujo rei a entrega para Hela em troca de imortalidade. Thor vai até o submundo resgatar Sif e chega a oferecer a própria vida para Hela, em troca da liberdade de sua amiga. Comovida, a Deusa da Morte decide libertar os dois sem maiores problemas.

02 - Mitologia
Na mitologia Nórdica Hela é filha de Loki com a giganta Angurboda. Dessa forma, irmã de Fenrir e da serpente Jörmungandr. A Deusa foi enviada para o mundo inferior por Odin, que a presenteou com o cargo de cuidar das almas dos mortos e distribuí-los pelos nove mundos.
A Deusa é descrita como uma bela mulher que possui metade do seu corpo - e rosto - em um estado avançado de decomposição. Diferente dos quadrinhos, Hela era a mais neutra de todas as divindades nórdicas, nunca se ausentando do seu reino e não sendo nem boa ou má, sendo extremamente justa em seu julgamento dos mortos.


03 - Poderes e Habilidades
Além de possuir todos os atributos sobre-humanos inerente a todos os Asgardianos (como força, velocidade, durabilidade, longevidade e cura), Hela possui habilidades mágicas poderosas que ela utilizava para os mais variados efeitos, incluindo como rajadas de energia poderosas que são capazes de causar grandes danos - até mesmo em outros Asgardianos.
Hela também possui controle sobre a vida e a morte, conseguindo matar pessoas com apenas um toque, além de controlar os mortos que vivem em seu reino e comandá-los para os mais variados propósitos.


04 - Matando Thor
Ao longo de diversas histórias, os principais planos de Hela envolvem a tentativa de recolher as almas de Odin e Thor. Em uma HQ, por exemplo, depois de roubar um pedaço da alma de Odin e criar a poderosa entidade chamada Infinito, Hela libertou sua criação sobre os nove reinos, causando o caos.
Infinito foi até Odin e invadiu seu corpo enquanto a Deusa matava Thor. Os planos da Deusa são frustrados quando o Silencioso sacrificou a própria vida para salvar o Deusa do Trovão. Odin conseguiu se libertar e destruiu Hela para poder proteger Thor, mas ela se voltou a vida já que era necessário um equilíbrio entre a vida e a morte.


05 - Ragnarok
Trabalhando junto de Loki, Hela iniciou uma tentativa de fazer o Ragnarok, o apocalipse Asgardiano, ao matar Balder. Assim como na mitologia nórdica, seria o primeiro passo para iniciar o fim do mundo.
Hela e Loki invocaram uma legião de monstros para atacar Asgard e quase conseguiram que o plano desse certo, sendo frustrados por Odin que usou seus poderes para salvar a vida de Balder e impedir o Ragnarok.


06 - Lordes do Inferno
Hela é membro do grupo conhecido como Lordes do Inferno, que reúne os senhores dos diversos submundos existentes dentro do Universo Marvel. Além da Deusa, o grupo possui Mefisto, Dormammu, Coração Negro, Satannish, Plutão e Asmodeus como os principais integrantes.
O motivo do grupo se reunir varia. Em uma das ocasiões, por exemplo, uma reunião foi convocada depois que Magia voltou dos mortos e ameaçou os planos de Witchfire, a filha de Belasco, que desejava assumir o trono de seu pai e reinar sobre o Limbo.


07 - Ultimate
Uma versão alternativa de Hela aparece no Universo Ultimate depois que Thot viaja até Valhalla para recuperar a alma da Valquíria. Hela diz que traria a heroína de volta a vida caso Thor conseguisse derrotar seu exército, mas pede a vida do Deus do Trovão em troca.
Thor aceita o acordo e passa a viver no submundo junto de Hela. A Deusa diz que libertará sua alma caso ele faça um filho com ela e assim nasce Modi, que posteriormente é morto por Thor - que escapa do Reino dos Mortos - depois dos dois entrarem em um confronto.


08 - Thanos
Depois de perder o trono do submundo para Angela(que posteriormente colocou Balder para reinar por ali), Hela ficou extremamente enfraquecida, o que a levou a uma aliança perigosa com ninguém menos que Thanos, o Titã Louco para tentar reconquistar seu reino mais uma vez.
Seu plano de entregar um Mjolnir para o vilão acaba sendo atrapalhado por Odinson e Beta Ray Bill, o que a deixa em uma posição delicada perante a Thanos. Para se provar digna da ajuda, ela mata Próxima Meia-Noite argumentando que é uma aliada melhor do que os lacaios dele e prometendo que lhe daria a morte em troca de sua ajuda.


09 - Cate Blanchett
Em Thor: Ragnorak teremos Hela como a principal antagonista do filme, sendo interpretada por Cate Blanchett. Até o momento, o que foi mostrado da personagem mostra muita fidelidade visual aos quadrinhos.
A atriz revelou em uma entrevista que leu várias HQs para se preparar: “Você tem que conhecer a história do seu personagem. E existem tantas alterações na sua história de origem. [...] Foi muito interessante ler isso.”


10 - Outras Mídias
Além da iminente aparição nos cinemas, Hela já é conhecida pelas suas participações em outras mídias além dos quadrinhos. A Deusa já foi mencionada no jogo Marvel Ultimate Alliance e uma das antagonistas em Marvel Avengers Alliance.
Nas animações, ela já apareceu em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da TerraAvengers Assemble e no filme Hulk vs Thor, sempre sendo mostrada como uma personagem poderosa e ardilosa.