PANTERA NEGRA – SAMUEL L. JACKSON NÃO ACHA QUE O FILME VAI TRAZER GRANDES MUDANÇAS PARA HOLLYWOOD!

Capa da Publicação
O nosso Nick Fury não está tão otimista quanto ao futuro da representatividade negra no cinema norte-americano…
Pantera Negra já é um dos maiores sucessos da história para o Universo Cinematográfico da Marvel. Sua repercussão atingiu um nível tão astronômico que ele logo se tornou a maior bilheteria de um filme solo de herói da história, passando até grandalhões como Homem de Ferro 3 Capitão América: Guerra Civil. 
Além disso, ele tem colocado em questão todo o assunto da diversidade em Hollywood e da representação negra no cinema. Muitos têm discutido como isso traz mudanças significativas para a logística do mercado cinematográfico norte-americano, mas nem todos estão confiantes com isso. E este é o caso de Samuel L. Jackson, Nick Fury dos filmes da Marvel Studios.
Em uma entrevista ao Matt Pomroy, o astro foi questionado sobre a repercussão do filme solo do Rei de Wakanda, e disse que embora o sucesso seja louvável, não representa melhoras significativas por conta do gênero do longa:
“Eu não tenho certeza que Pantera Negra vai mudar a dinâmica de histórias negras contadas em Hollywood e sendo aceitas ao redor do mundo. É uma história de ação e aventura, e cheia de heróis. E vai funcionar no mundo todo para sempre porque todo mundo ama um herói. Mas nem todo mundo ama um drama sobre a experiência de vida de alguém – e é por isso que as premiações possuem uma categoria separada para filmes estrangeiros. Esses filmes são percebidos como sendo diferentes. Uma vez que pararmos de percebê-los como coisas distintas e passarmos a vê-los apenas como bons filmes e reconhecê-los nas mesmas categorias, aí sim estaremos quebrando barreiras.”
Jackson faz um ponto válido, principalmente por ter uma longa experiência nesse sentido. Embora Pantera Negra tenha recebido um reconhecimento inabalável, seu sucesso é justificável devido ao fato de pertencer a uma grande franquia e por conter uma história em grande demanda na atualidade. E embora isso não tire nenhum mérito do filme – que é realmente excelente -, não garante muitos avanços na forma como outras histórias são trazidas ao cinema.
Mas ao menos, é um ótimo primeiro passo, já que mostra uma evolução e certamente trará mais oportunidades para atores e artistas negros, com a comprovação financeira do sucesso. Além disso, mostra uma quebra de paradigmas principalmente para o cinema blockbuster, que é uma das vertentes mais resistentes às mudanças dentro do mercado fílmico.
Mas e você, concorda com o Nick Fury? Deixa nos comentários!
Pantera Negra está em cartaz nos cinemas!